Quem ainda não experimentou,a dádiva de ter plantado,zelado e colhido um simples temperinho,uma erva cidreira ou mesmo uma couve ou alface. Não imagina o doce prazer a sensação única de colher e utilizar em suas receitas aquilo cultivado por você.
Quando estava redigindo o texto da pizza me lembrei dessa exata sensação quando eu mesma colhi o manjericão da minha preferida margherita, e que deveria compartilhar com vocês.
Sempre fui fascinada por temperos,e ao viajar para o interior gostava de ver ao longe aquelas lindas hortas verdinhas,que reluziam ao longo do caminho.Pude fazer a quase dois anos atrás um curso que modificou a minha vida,um curso de Alimentação Natural,onde aprendi muito sobre agricultura orgânica e o verdadeiro sentido da palavra ALIMENTO.
Como é maravilhoso podermos nos alimentar com a energia vital dos alimentos,e apenas as verduras e legumes orgânicos é que podem nos oferecer essa energia,pois foram cultivados sem agredir o solo.
Agricultura Filosófica,os elementos da natureza-as árvores,as plantações,as pedras,o solo,não falam,mas sentem reagem como nós.Precisamos desenvolver nossa empatia para com eles .
Mas o que é empatia?É a capacidade de se colocar no lugar do outro;sentir o mesmo que a outra pessoa;sentimos que somos compreendidos e fazemos com que o outro sinta o mesmo.
Quando colocamos adubo no solo ou fertilizantes na terra,o que nós estamos comunicando ao solo?PENSEMOS NISSO
A natureza é tão maravilhosa,que nos ensina através dela a sermos melhores ao observa-la podemos aprender muito,recentemente me lembrei do sito acima quando magoei alguém que amo,e pensei esse tipo de adubo que quero que fortaleça a plantinha chamada AMOR? NÃO,NÃO, NÃO!!
Ainda a tempo de cuidarmos com amor da nossa natureza,se utilizarmos mais alimentos orgânicos estaremos dando apoio ao pequeno agricultor e ainda termos amais produtos com preços mais acessíveis.
Podemos começar com um pé de alface,e quando menos já estaremos com uma boa parte de nossa alimentação orgânica.
Agricultura Natural
O fundador do método da Agricultura Natural foi Mokiti Okada (1882-1955),reconhecido pelos seus discípulos como Meishu-Sama.Ele foi filósofo,cientista,arquiteto,paisagista,poeta,calígrafo,pintor,fundador do estilo Sanguetsu de Ikebana,colecionador de obras de arte,crítico de arte e religioso.
A agricultura atual,sem saber acabou tomando o caminho errado e ,como conseqüencia menosprezou a força do solo,chegando a errônea conclusão de que, para se obterem melhores resultados,deveria haver interferência humana.Com base nesse raciocínio,passou,a utilizar o esterco,adubos químicos,etc.Dessa maneira o solo foi cada vez mais se degradando,sofrendo transformações e a sua força original acabou diminuindo.Contudo,o homem não percebe isso e acredita que a causa das más colheitas á a falta de adubos.Assim,utiliza-os em maior quantidade,o que reduz ainda mais a força do solo.(...)
Mokiti Okada,1 de julho de 1949
E que tal então se começarmos a fazer pelo menos nossa hortinha de temperos? a milhares de formas para termos uma,na beirada das janelas,em garrafas pet,floreiras,vasos em qualquer espacinho .
Essa é a minha particular a qual cuido com todo carinho:
Que tal mais algumas idéias
Realmente é só usar a criatividade e mandar ver,e posso dizer que depois que começamos a primeira é difícil parar no primeiro vasinho. Principalmente quando falarmos que o orégano da pizza ou o manjericão do molho foi da nossa hortinha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário