sábado, 7 de janeiro de 2012

As dores e prazeres da Culinária

Não é segredo,algum minha paixão pelo Confort food,aquela Culinária que trás aconchego,com receitas de família que perpetuam nossa memória aguçando nossos sentidos.
E por conta dessa paixão,ganhei de minha avó uma ano antes do seu falecimento algo muito precioso,um livro de receitas que pertenceu a minha Bisa Victoria Scarelli,um presente que não tem preço.
Ele esta completamente velhinho,amarelo com alguns rabisco de quando eu era criança e adorava pegar os livros de receita e brincar de professora de culinária(e hoje eu sou).Precisa ser encadernado e será já pensei até em uma capa a sua altura,com cara de vovó.
Mas comecei então  a ler,e pude ver como a culinária evoluiu,e que essa bagagem maravilhosa deu origem a inúmeras receitas,que utilizamos com as muitas variações de região para região.
Muitas receitas jamais caberiam na vida que levamos hoje,mas que pelo jeito tinham um sabor maravilhoso até porque o tempo do cozimento era sempre muito maior,não se utilizava panela de pressão,assim como os chefs não usam pois quanto maior o tempo no fogo baixo mais sabor terá.Molhos das mamas podiam ficar no fogo até três dias,as galinhas eram compradas vivas,mortas e depenadas em casa,assim como os patos...veja só um trecho do livro:PARA MATAR UMA GALINHA:a dois processos a)cortar-lhe o pescoço,aparando o sangue numa vasilha com vinagre,para não talhar(aproveitando o sangue para o molho pardo,E por ai vai o passo a passo até o cozimento inclusive algo que todos nós penamos desossar  a galinha,o pato,o pombo e o peru então olhem só...Antes de matar o peru dê-lhe de beber um copo de cachaça.Além de evitar-lhe de sofrer ao morrer,e sua carne ficará mais macia,somente quando cair de bêbado corte sua cabeça! Que tal ?quem se aventura a matar o peru para o próximo natal?É claro que ninguém mais fará isso hoje em dia, a não ser as pessoas que moram na zona rural mas mesmo assim até mesmo por lá as pessoas tem se modernizado.Quando morei no sitio a uns sete anos atras era assim que funcionava,e hoje a crianças  acham que tudo é feito na fabrica.Mas também encontrei receitas muito interessantes,principalmente as massas,molhos,tortas,pasteis de forno,é lógico terei que fazer algumas mudanças,porque naquela época se usa muita gordura principalmente banha de porco.
Muito legal,também é que tem aquelas receitinhas básicas de como preparar um arroz soltinho,feijão com caldo grosso,como escolher um bom bife as mulheres realmente quando casavam tinham que dar conta do recado.Mas garotas...estamos no Paraiso com tantas facilidades,e tecnologia na cozinha onde podemos cozinhar pratos sofisticados ou simples com grande praticidade.E ainda assim muitas vezes temos uma preguicinha,lembrem-se das nossas vovós,bisas e como elas se sacrificaram,ou celebraram fazendo receitinhas preciosas que serão eternas na nossa memória.
Agora a uma pergunta que não quer calar,as comidas eram tão gordas,se usavam muitos ovos nas receitas,e o colesterol,pressão alta,diabetes,e tudo mais por onde andava porque meu avô tem 93 anos e minha avó 88 estão velhinhos mas muito bem,sabe o que sempre ouvi eles dizerem a um fundo de verdade e também suas contradições,mas eles diziam que naquela época ninguém dava ração para as galinhas ,apenas milho e os bichinhos da terra,as verduras não tinha essa quantidade de agrotóxicos,mesmo porque não tinha-mos essa quantidade de pessoas no mundo,carne vermelha se comia pouco porque era muito caro e eles falavam,tudo era mais saudável e ninguém sabia o que era lanche.Bom essas são apenas teorias,mas cabe a cada um de nós pensar e tirar nossas conclusões.
Então acho que se preparamos comidinhas mais simples,com ingredientes sempre que possivel da safra,orgânicos, integrais menos carne vermelha menos lactose,mais peixe talvez alcancemos essa tão almejada longevidade.
E talvez quem sabe um dia minha bisneta(o) também possam ser presenteados pelo meu livro de receitas e espero que alguém nutra amor pela cozinha eu iriei adorar!!
Este é o livro que foi da minha Bisa Victória Scarelli,que honra eu ganha-lo já que sou uma apaixonada por culinária desde de menina.
Olha essa raridade um jornalzinho,direcionado ao publico feminino de 1960,minha avó que me deu também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário