segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Gastronomia x Cinema

Se existisse um Oscar só para filmes gastronomicos quem será que levaria a estatueta? Eu mesma ficaria em dúvida e uma dúvida cruel por sinal,pois muitos fizeram parte da minha vida e foram fonte de grande inspiração.
Há alguns anos atras participei,de um festival  quando era chef em um Bistrô o festival chamavasse Gastronomia no Cinema,e lembro-me da dificuldade de escolher uma receita de um dos filmes para reproduzir,já que todos faziam parte da minha vida.
Entre eles estavam meus preferidos: Tomates verdes fritos,Uma festa para Babette,Chocolate,O Jantar,As Pontes Madison,Vatel,Os Bons Companheiros,Comer,Beber,Viver ,A grande noite, e muitos outros estou listando ,meus preferidos!
Mas escolhi....o Oscar vai para...Uma festa para Babette ! Este filme(1988),é do Dinamarquês Gabriel Axel.
Ambientado na Dinamarca de 1870,o filme conta a história de uma cozinheira que desembarca numa aldeia e vai morar com duas irmãs protestantes,dinas de austeros hábitos alimentares.Aos poucos Babette transforma o cotidiano com as delicias de seu  de sua cozinha.O auge é um banquete no qual ela elabora iguarias como sopa de tartaruga real e sua obra de arte : Cailles en Sacophage,codornas dentro do sarcófago de massa folhada. Uma festa para os sentidos assim foi servido pela personagem principal de A Festa para Babette e foi assim que também me senti naquele dia,parece ser algo muito dificil de realizar pelo nome mas...pelo contrario é extremamente simples,e hoje em dia você encontra codornas congeladas em qualquer supermercado,empórios finos e no mercado municipal é claro. E para que não curti o sabor da codorna que lembra carne de caça pode substituir por galeto,mas não se atreva a dizer que são as codornas do banquete da Babette! Me senti meio que traindo o tão adorável O Jantar,de Ettore Scola,no qual uma cena me chamou muito a atenção em que o cozinheiro fica enfurecido com os clientes que queren adicionar ketchup ao espaghete á carbonara.É essa mesma massa,o espaghete,que a italiana Francesca vivida pela ótima Meryl Streep,oferece a seu amante Clint Eastwood no super romântico As Pontes Madison(1995).Só que ela usa uma quantidade generosa de molho de tomates e mangericão.
Espero que vocês assistam as dicas de filmes gastronomicos se deliciem só de olhar e imaginar,mas vou deixar pelo menos a receita eleita ao meu Oscar e  o meu segundo indicado a estatueta o espaghete á carbonara do querido filme O Jantar.

Um comentário: