segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Receita eleita: Cailles en sarcophage

Ingredientes:1/4 de xc de ameixa preta seca picada
                   1/4 de xc de conhaque
                   4 codornas
                   1 fatia de patê de figado cortado em 4 tiras

Vinha-D`alhos:1xc de água
                       1/2 de vinho branco seco
                       2 colheres de chá de sal
                       2 colheres de chá de tomilho fresco
                       1 cebola em pedaços

Vol-au-vent :   2 pacotes de massa folhada congelada
                       2 gemas
Acessório
Cortador de biscoitos de 12 e de 10 cm diâmetro
PREPARO
1- Na véspera,abra as aves pelas costas,recheie com as tiras de patês e feche-as,amarrando com um barbante.
2-Bata no liquidificador todos os ingredientes da vinha-d`alhos.Banhe as codornas,cubra e deixe na geladeira até o dia seguinte.
Vol-au-vent
1-Abra a massa na espessura de 1cm.Com o cortador 12cm,corte oito rodelas.Cortador de 10cm,faça um buraco no centro de quatro delas,formando aros.Aqueça o forno em temperatura alta.
2-Bata  levemente as gemas e pincele com elas as bordas das rodelas maiores.Por cima arrume os aros.Pincele as bordas novamente com a gema  e a gema e asse por 10 minutos.Reduza a temperatura para média e asse por mais 20 minutos.
Finalização
1-Arrume as codornas em uma assadeira pequena e banhe com o tempero eo conhaque.Junte a ameixa e asse por 40 minutos ou até ficarem macias.
2-Retire o barbante das das aves e arrume-as em pratos individuais,dentro dos vou-au-vents.Banhe com o molho do residuo da assadeira e decore com um galho fresco de tomilho.

Gastronomia x Cinema

Se existisse um Oscar só para filmes gastronomicos quem será que levaria a estatueta? Eu mesma ficaria em dúvida e uma dúvida cruel por sinal,pois muitos fizeram parte da minha vida e foram fonte de grande inspiração.
Há alguns anos atras participei,de um festival  quando era chef em um Bistrô o festival chamavasse Gastronomia no Cinema,e lembro-me da dificuldade de escolher uma receita de um dos filmes para reproduzir,já que todos faziam parte da minha vida.
Entre eles estavam meus preferidos: Tomates verdes fritos,Uma festa para Babette,Chocolate,O Jantar,As Pontes Madison,Vatel,Os Bons Companheiros,Comer,Beber,Viver ,A grande noite, e muitos outros estou listando ,meus preferidos!
Mas escolhi....o Oscar vai para...Uma festa para Babette ! Este filme(1988),é do Dinamarquês Gabriel Axel.
Ambientado na Dinamarca de 1870,o filme conta a história de uma cozinheira que desembarca numa aldeia e vai morar com duas irmãs protestantes,dinas de austeros hábitos alimentares.Aos poucos Babette transforma o cotidiano com as delicias de seu  de sua cozinha.O auge é um banquete no qual ela elabora iguarias como sopa de tartaruga real e sua obra de arte : Cailles en Sacophage,codornas dentro do sarcófago de massa folhada. Uma festa para os sentidos assim foi servido pela personagem principal de A Festa para Babette e foi assim que também me senti naquele dia,parece ser algo muito dificil de realizar pelo nome mas...pelo contrario é extremamente simples,e hoje em dia você encontra codornas congeladas em qualquer supermercado,empórios finos e no mercado municipal é claro. E para que não curti o sabor da codorna que lembra carne de caça pode substituir por galeto,mas não se atreva a dizer que são as codornas do banquete da Babette! Me senti meio que traindo o tão adorável O Jantar,de Ettore Scola,no qual uma cena me chamou muito a atenção em que o cozinheiro fica enfurecido com os clientes que queren adicionar ketchup ao espaghete á carbonara.É essa mesma massa,o espaghete,que a italiana Francesca vivida pela ótima Meryl Streep,oferece a seu amante Clint Eastwood no super romântico As Pontes Madison(1995).Só que ela usa uma quantidade generosa de molho de tomates e mangericão.
Espero que vocês assistam as dicas de filmes gastronomicos se deliciem só de olhar e imaginar,mas vou deixar pelo menos a receita eleita ao meu Oscar e  o meu segundo indicado a estatueta o espaghete á carbonara do querido filme O Jantar.

sábado, 1 de outubro de 2011


Sagu de groselha
Ingredientes:
1 xícara (chá) de sagu
1 copo de  água
1 copo de groselha
2 xícaras (chá) de açúcar
Modo de Preparo:
Deixe o sagu de molho em água (por duas horas, aproximadamente). Em seguida, retire 1 xícara (chá). Coloque em uma panela e adicione a água e o açúcar. Deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos até ficar transparente. Adicione a groselha e cozinhe por mais 10 minutos. Coloque em um recipiente e deixe esfriar.Pode ser feito também com suco de fruta concentrado de sua preferência substituindo a groselha ou vinho de colonia  que é a receita original.Pode ser servido com creme de baunilha é uma combinação perfeita.

Oba ! GROSELHA ! !

Esta ai algo verdadeiramente com gosto de infância,adoro o cheiro a cor e gosto nem se fala,a muito tempo eu não bebia groselha,até que surgiu um litro de groselha no meu trabalho.Poxa vida voltei a infância lembrei de várias receitas que minha vó preparava com groselha .Manjar branco com calda de groselha,pipoca com groselha,sagu com groselha mas a preferida que delicia era leite gelado batido com groselha DIVINO!!
Os melhores sabores são os da infância simples e sem pretenção,já estamos com um pé no mês das crianças então resolvi postar,durante este mês receitinhas e dicas especiais para prepararmos p/ elas.
Acredito que muitas crianças desta geração não conheçam a tal da groselha,vale a apresentar a elas é uma maneira gostosa de tirar o refrigerante,que infelizmente faz parte do cotidiano de muitas delas,é logico que o xarope é calorico,mas em formato suco é bem menos calórico que o refrigerante.
Consumido como fruta a groselha trás imensos beneficíos a saúde,ela contém mais vitaminaC do que as laranjas,são ricas em potássio e caroteno uma espécia de vitamina A.
Bom chega de papo e vamos a receita...que tal sagu de groselha??