segunda-feira, 9 de junho de 2014

Quanto tempo se passou...

Quanto tempo se passou...

Como diria o Tim, mas que bom retornar poder escrever novamente pra vocês.Tantas coisas acontecem, a correria do dia a dia e conseguir um tempinho é quase um milagre.
Mas aqui estou eu o tal tempinho chegou e no momento..."Momento Arte",o qual estarei presente para falar um pouquinho com vocês sobre a arte culinária no dia a dia .

Vamos ter dicas de como servir melhor aqueles que amamos e cuidamos e uma degustação leve e saborosa! Gosto muito de uma pequena frase de Cora Coralina , que diz assim: A culinária é a mais nobre das artes: objetiva concreta e jamais abstrata.Esta ligada á vida e á saúde humana.
Essa frase me deixa sempre com mais certeza que escolhi o caminho certo,é maravilhoso ter um ofício que nos possibilita levar saúde e felicidade para as pessoas.
E para comemorar meu retorno ao blog escolhi uma receita muito querida pra mim,para partilhar com vocês pois conversando com um novo e já querido amigo (adorador de café) lembrei-me dos meus tempos de bistrô onde essa receita era um carro chefe. Pra você Lúcio !!


Torta Sacripantina 

Receita de Sacripantina

Dê sua nota | Nota atual:

Receita de Sacripantina 

Pão de ló 
- Ingredientes: 
1/2 xícara de farinha de trigo 
1/2 xícara de amido de milho 
1 pitada de sal 
4 ovos em temperatura ambiente e separados 
3/4 de uma xícara de açúcar 
1 colher chá de essência de baunilha. 

Modo de fazer a massa de pão de ló: 
O primeiro passo é separar as claras das gemas. Bata as claras em velociadade alta. Quando estiver bem firminha acrescente um quarto do açúcar com a batedeira funcionando. Bata novamente. Acrescente mais um quarto de açúcar e bata novamente. Reserve as claras batidas com o açúcar. 
Agora vamos para as gemas. Ponha sa gemas, o restante do açúcar que sobrou, a colher de chá de essência de baunilha. Bata bastante até ficar um creme esbranquiçado e cremoso. Aí misture as duas partes, as gemas batidas com as claras batidas, sem deixar de bater. Vá misturando até deixar bem cremosa. Aí com a batedeira desligada coloque um pouco da farinha de trigo, do amidos de milho e a pitada de sal. Misture devagar usando uma colher para não empelotar. Acrescente o restante da farinha de trigo e do amido de milho. Vá misturando sem pressa! Polvilhe uma fôrma redonda com fundo removível com farinha de trigo, tire o excesso batendo a fôrma virada pra baixo. Despeje a massa e leve ao forno aquecido, a mais ou menos 180 graus. Assar a massa por mais ou menos 35 a 40 minutos. 
Dica: enfiar um palito de dente no meio, se sair limpo a massa está assada! 

Recheio 
- Ingredientes: 
150 gramas de chocolate em tablete meio amargo picado 
2 colheres de sopa de café instantâneo 
2 colheres de sopa de água 
4 gemas grandes 
3/4 xícara de açúcar 
1/3 de xícara de conhaque (dá uma acentuada no sabor e neutraliza a gordura) 
1 e 1/2 xícara de manteiga ou margarina 

Modo de fazer o recheio: 
Derreta o chocolate em banho maria sem deixar a água ferver e reserve. 
Dissolva o café nas 2 colheres de água e reserve. 
Em seguida, em outra tigela, bata as gemas com o açúcar, junte o conhaque e coloque a tigela em banho maria. Bata a mistura de gemas constantemente até engrossar. Retirar do fogo e continuar batendo por 4 a 9 minutos até esfriar, adicionando aos poucos a manteiga. Bata até ficar um creme liso e cremoso. 
Divida esse creme em duas partes iguais. Junte o chocolate derretido a uma das partes do creme de manteiga. A outra parte do creme misture com o café dissolvido. Bata mais um pouco cada um das partes pra misturar bem. 

Para montar o pão-de-ló: 
- Ingredientes: 
1/2 xícara de vinho do porto 
3 xícaras de biscoito champagne esmigalhado 

Modo de fazer: 
Cortar o pão de ló em 3 camadas, com uma faca de serra. Pincele, umedecendo generosamente as camadas de bolo com vinho do porto. Espalhe um pouco do creme de chocolate sobre o pão-de-ló. Cubra com a camada do meio do pão de ló cortada. Em cima, umedeça novamente com o vinho do porto. E coloque o creme de café. Por fim, cubra o bolo com o quê sobrou primeiro com o creme de chocolate e depois com o creme de café, passe por cima e pelos lados do pão de ló. Polvilha por cima e pela lateral com o biscoito champagne esmigalhado. Leve a geladeira por umas 2 horas. 
Dica: antes de servir, você pode polvilhar o bolo também com açúcar de confeiteiro a gosto para dar uma aparência melhor. 

 Esta receita é da Ligúria na Itália. Aproveitem essa receita deliciosa! e espero vocês no momento arte!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário