domingo, 22 de junho de 2014

Promessa é divida !

Não adianta prometeu tem que cumprir ! Estou postando hoje  a receita dos rolinhos de abobrinha que ensinei no WorkShop do "Momento Arte".
Momento esse que só tenho a agradecer, noite agradável e pessoas queridas tenho certeza que vocês vão transformar em arte todos os seus momentos culinários.
Essa receita é uma entrada muito leve, que deve ser acompanhada de torradinhas,ou pães com um ótimo azeite e lógico um bom vinho ! E se tudo for...orgânico melhor ainda!
Rolinhos de abobrinha

Ingredientes:
*2 abobrinhas médias fatiadas e cozidas no vapor
Preparando a abobrinha
Lave a abobrinha e seque com papel toalha, corte no sentido do comprimento em espessura média salpique um pouquinho de sal em cada uma e leve para cozinhar em vapor até ficar ao dente.
Se não tiver panela de vapor cozinhe em água coloque até cobrir as abobrinhas e assim que estiverem ao dente desligue o fogo escorra e branqueie passando em água corrente  e deixe escorrendo o exesso e enxugue em papel toalha. Reserve.

Recheio:
* 1 xc e meia de tofupiry
*1 peito de frango cozido e desfiado grosseiramente,ou 2 latas de atum
*1 colher de sobremesa de ervas finas
*2 dentes de alho
*sal a gosto
*1xc de (café) de cebolinha fatiada
*1/2xc de café de azeite
Preparando a pasta :
Levar os ingredientes ao processador menos a cebolinha e processar até ficar uma pasta e acrescente a cebolinha quando retirar a pasta.
Também pode ser batido no liquidificador aos poucos no pulsar ou apenas desfie  bem finamente o frango e apenas misture tudo se não tiver nenhum dos dois aparelhos.

Tofupiry
Ingredientes

*500gr de tofu firme
*1/2 de (chá)azeite
*1 colher de (sopa) rasa de sal
*1 colher de 1 suco de limão
*+- 200 ml de leite de soja para uso culinário sem açúcar (eu usei 200 ml de água + 1 colher de sopa de extrato de soja)
*100gr de polvilho azedo

Modo de preparar:
Bater no liquidificador, o tofu,azeite,sal,suco de limão e o leite de soja.Retire  coloque em uma panela adicione o polvilho mecha e leve ao fogo até desgrudar da panela.
Depois de frio pode armazenar em saquinhos de congelamento fazendo como uma bisnaga para  utilizar corte em baixo fazendo um bico.
Assim facilita bastante ,procure não congelar pois fica aguado  durabilidade é de 7 dias na geladeira bem tampado.
Com ele dá para fazer inúmeras receitas , até mesmo cobertura de pizzas.
Montagem
Pegue as tiras de abobrinha e levemente passe o papel toalha para retirar qualquer exesso de água.
Passe sobre a fatia uma camada de pasta e enrole como uma panqueca prenda com um pedacinho de palito se necessário,regue com azeite polvilhe ervas finas e cebolinha.

Os créditos da receita do tofupiry são do livreto de Oficinas Culinária Soja II da FMO _ Fundação Mokiti Okada

Inclusive quem quiser fazer as Oficinas são uma melhor que a outra fiquem de antena ligada que vou postar as datas e horários para vocês.






domingo, 15 de junho de 2014

Época Junina... Arraial dos Siqueira !

Quando criança esta sempre foi minha festa preferida...(mentira !!) continua sendo ! Pois marcou pela diversão, alegria, as músicas e danças típicas e obvio as comidinhas .
Sem contar que adorávamos as tais birinhas, os fósforos que faziam sair estrelas coloridas , as roupas engraçadas os chapéus,bandeirinhas e a fogueira.
Mas qual será  a origem das Festas Juninas ? Então vamos lá....

Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as Festas Juninas.
Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas.
Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região, as comemorações são bem acirradas – duram um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Além disso, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus Estados, aumentando as rendas da região.
Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.
As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.
Fonte da pesquisa - Festa Junina -Brasil Escola

Arraial dos  Siqueira !!

Delícia !! nosso arraial ! Família  e amigos queridos ! Alegria , e lógico muitos quitutes tipícamente  juninos !
Mas este ano resolvi trazer uma receitinha que ainda não havia feito para o pessoal daqui. O Bolo pão de queijo , e
foi sucesso total e agora com certeza fará parte de todas as festinhas.
Diante de tanto sucesso resolvi presentear a todos com a receita dele ! E de brinde que tal um bombocado de mandioca? Ai vamos nós...

Bolo pão de queijo

Ingredientes:

*4 ovos inteiros
*1/2 copo de óleo
*1 copo de leite
*300 gr de queijo 1/2 cura
*3 copos de polvilho doce
*1 colher de( café) de sal
*1 colher de (sopa) fermento em pó
*queijo parmesão para polvilhar


Modo de preparo:
No copo do liquidificador, coloque o leite, ovos , e o sal . Bata . Desligue.Adicione o queijo picado ou ralado e bata novamente para se agregar. Reserve.
Em um recipiente, coloque o polvilho e o liquido reservado.Misture com o auxilio de uma colher(nesse momento se desejar , adicione salsinha cebolinha,orégano, pimenta). A seguir coloque o fermento.
Coloque em uma assadeira redonda de bolo untada e enfarinhada com polvilho e espalhe por cima o parmesão ralado.Leve ao forno pré aquecido 200 graus por 20 á 25 minutos.
Ele fica alto mas da uma leve murchadinha quando sai do forno. Sirva quente ou morno mas... aqui entre nós até frio ele é bom!! rsrsrs






E como prometi...



Bombocado de mandioca !!

Ingredientes:
*1/2 k de mandioca ralada no ralo grosso
*1 lata de leite condensado
*200 gr de coco ralado em flocos
*200ml de leite de coco
*1 colher de (sopa) manteiga
*4 ovos
*1 xc de (chá) de farinha de trigo
*1 colher de( sopa) de fermento em pó
 Modo de preparo:
Descasque a mandioca e rale no ralo mais grosso. Junte o leite condensado,leite coco,os ovos batidos um a um a manteiga derretida a farinha e o fermento e misture tudo muito bem.
Coloque em forminhas de papel em forminhas de cupcake, preencha com a massa faltando dois dedos para encher. Leve ao forno preaquecido 200graus por aproximadamente 30 minutos ou até ficar levemente dourada.Rendimento 30 bombocados.

Ótimas comemorações juninas ,ainda tem São João e São Pedro !! e se quiser invente ou de presente uma festa pro santo que quiser mas...não perca essa tradição!!
Beijão prô ceís !!

Juju

Ó o Arraial dos Siqueiras ai gente!!





Gente esses pacotinhos espalhados pela mesa são paçoquinhas embrulhadas com pedaços de paninhos de chita e amarrados com palha, para dar charme e alegria a mesa.
Mais uma dica da  Juju



segunda-feira, 9 de junho de 2014

Quanto tempo se passou...

Quanto tempo se passou...

Como diria o Tim, mas que bom retornar poder escrever novamente pra vocês.Tantas coisas acontecem, a correria do dia a dia e conseguir um tempinho é quase um milagre.
Mas aqui estou eu o tal tempinho chegou e no momento..."Momento Arte",o qual estarei presente para falar um pouquinho com vocês sobre a arte culinária no dia a dia .

Vamos ter dicas de como servir melhor aqueles que amamos e cuidamos e uma degustação leve e saborosa! Gosto muito de uma pequena frase de Cora Coralina , que diz assim: A culinária é a mais nobre das artes: objetiva concreta e jamais abstrata.Esta ligada á vida e á saúde humana.
Essa frase me deixa sempre com mais certeza que escolhi o caminho certo,é maravilhoso ter um ofício que nos possibilita levar saúde e felicidade para as pessoas.
E para comemorar meu retorno ao blog escolhi uma receita muito querida pra mim,para partilhar com vocês pois conversando com um novo e já querido amigo (adorador de café) lembrei-me dos meus tempos de bistrô onde essa receita era um carro chefe. Pra você Lúcio !!


Torta Sacripantina 

Receita de Sacripantina

Dê sua nota | Nota atual:

Receita de Sacripantina 

Pão de ló 
- Ingredientes: 
1/2 xícara de farinha de trigo 
1/2 xícara de amido de milho 
1 pitada de sal 
4 ovos em temperatura ambiente e separados 
3/4 de uma xícara de açúcar 
1 colher chá de essência de baunilha. 

Modo de fazer a massa de pão de ló: 
O primeiro passo é separar as claras das gemas. Bata as claras em velociadade alta. Quando estiver bem firminha acrescente um quarto do açúcar com a batedeira funcionando. Bata novamente. Acrescente mais um quarto de açúcar e bata novamente. Reserve as claras batidas com o açúcar. 
Agora vamos para as gemas. Ponha sa gemas, o restante do açúcar que sobrou, a colher de chá de essência de baunilha. Bata bastante até ficar um creme esbranquiçado e cremoso. Aí misture as duas partes, as gemas batidas com as claras batidas, sem deixar de bater. Vá misturando até deixar bem cremosa. Aí com a batedeira desligada coloque um pouco da farinha de trigo, do amidos de milho e a pitada de sal. Misture devagar usando uma colher para não empelotar. Acrescente o restante da farinha de trigo e do amido de milho. Vá misturando sem pressa! Polvilhe uma fôrma redonda com fundo removível com farinha de trigo, tire o excesso batendo a fôrma virada pra baixo. Despeje a massa e leve ao forno aquecido, a mais ou menos 180 graus. Assar a massa por mais ou menos 35 a 40 minutos. 
Dica: enfiar um palito de dente no meio, se sair limpo a massa está assada! 

Recheio 
- Ingredientes: 
150 gramas de chocolate em tablete meio amargo picado 
2 colheres de sopa de café instantâneo 
2 colheres de sopa de água 
4 gemas grandes 
3/4 xícara de açúcar 
1/3 de xícara de conhaque (dá uma acentuada no sabor e neutraliza a gordura) 
1 e 1/2 xícara de manteiga ou margarina 

Modo de fazer o recheio: 
Derreta o chocolate em banho maria sem deixar a água ferver e reserve. 
Dissolva o café nas 2 colheres de água e reserve. 
Em seguida, em outra tigela, bata as gemas com o açúcar, junte o conhaque e coloque a tigela em banho maria. Bata a mistura de gemas constantemente até engrossar. Retirar do fogo e continuar batendo por 4 a 9 minutos até esfriar, adicionando aos poucos a manteiga. Bata até ficar um creme liso e cremoso. 
Divida esse creme em duas partes iguais. Junte o chocolate derretido a uma das partes do creme de manteiga. A outra parte do creme misture com o café dissolvido. Bata mais um pouco cada um das partes pra misturar bem. 

Para montar o pão-de-ló: 
- Ingredientes: 
1/2 xícara de vinho do porto 
3 xícaras de biscoito champagne esmigalhado 

Modo de fazer: 
Cortar o pão de ló em 3 camadas, com uma faca de serra. Pincele, umedecendo generosamente as camadas de bolo com vinho do porto. Espalhe um pouco do creme de chocolate sobre o pão-de-ló. Cubra com a camada do meio do pão de ló cortada. Em cima, umedeça novamente com o vinho do porto. E coloque o creme de café. Por fim, cubra o bolo com o quê sobrou primeiro com o creme de chocolate e depois com o creme de café, passe por cima e pelos lados do pão de ló. Polvilha por cima e pela lateral com o biscoito champagne esmigalhado. Leve a geladeira por umas 2 horas. 
Dica: antes de servir, você pode polvilhar o bolo também com açúcar de confeiteiro a gosto para dar uma aparência melhor. 

 Esta receita é da Ligúria na Itália. Aproveitem essa receita deliciosa! e espero vocês no momento arte!!