quarta-feira, 27 de junho de 2012

GUARAQUEÇABA!!


Pois é passei uma semana fora,uma semana inesquecível na bela e singela Guaraqueçaba,saimos daqui no dia 18/06,com o objetivo de levar saúde e felicidade para população daquela ilha,através das Oficinas Culinárias e as palestras da Dr: Eny,que deveria mudar de nome para Dr:Felicidade pois esse é o estado de espirito.
Fomos em cinco,cinco mulheres fortes e cheias de luz,não acredito em acaso e sei que nós todas juntas tinhamos missão ali.
No começo acho que o único pé atrás que tinhamos era o medo da embarcação,mas descobrimos que não era nenhum bicho de sete cabeças.

Nossa sintonia nessa viajem foi maravilhosa,mas quando todos estão com o mesmo objetivo e com sinceridade não pode ser diferente.
Quando avistei ,guará já me apaixonei que visão linda quando estamos em contato com a natureza sentimos a presença de Deus ainda mais forte,e guará tem algo de especial que não consigo explicar.
Conheci pessoas,incriveis personagens que fazem parte do cotidiano de guará,Polako nosso motorista que nos levava para cima e para baixo,super gente boa,se tornou nosso cicerone,sempre feliz alegrando nosso dia. Elo e Munir proprietários da Pousada do biguá aonde nos hospedamos e fomos tratados com muito carinho,mas a Elo com suas comidinhas deliciosas conquistou pois  podiamos sentir a energia do seu amor.
É ela já  descobriu o segredo,de levar felicidade através do alimento e saber receber também é um dom  e esse dom ela domina muito bem.
Munir seu esposo deixava nossa noites ainda mais saborosas,pois eram regadas a uma trilha sonora melhor que a outra ,por isso eu o institui o nosso DJ em Guará.
Fomos conhecer o local,e fazer nossa divulgação e conheci um grupo de mulheres que são show de bola,pois mesmo com dificuldades elas mantém um grupo fazendo,pães,doces,bolos,cucas,  produtos da agricultura natural que produzem.

E pode ter certeza elas capricham,são batalhadoras,tiro chapéu para vocês garotas,e agora que aprenderam tantas receitinhas novas,e saudáveis nas oficinas sei que faram ainda mais sucesso.
Em especial D:Irene me encantou pois tem um grande amor pelo que faz que é cozinhar ,trabalhadeira não tem tempo ruim,com ela parabéns D:Irene a senhora é um exemplo e me faz não esmorecer diante do cansaço vou lembrar sempre de você.
Foram dois dias de oficinas só para merendeiras,foram tantas as alunas que fica dificil  lembrar o nome de todas,foi uma experiência incrivel pois elas queriam muito aprender,acredito que tenha sido o grupo mais receptivo.

Foi muito bacana poder levar a aula da banana verde,já que a ilha é riquissíma em banana e para elas é uma novidade mais que bem-vinda,o brilho no olho da meninas não tem preço.
A hora da desgustação era uma festa,pois neste momento realmente confraternizamos e trocamos idéias e informações,e as receitas foram  aprovadas.

A não da para esquecer o Seu José,uma gracinha de senhor que participou do primeiro dia de aula,substituindo a esposa que não pode comparecer .
No final da aula nos procurou e disse emocionado e disse que nunca saberiamos a dimensão da importância,de estarmos ali ensinando a população ,a utilizar os produtos que eles tem na região,com receitas que iriam nutrir aquele povo principalmente as crianças.
Mal sabe o seu José o quanto o Sr: me ensinou e deixou minha bagagem  mais carregada de "Saber",professor aposentado nunca perdeu a esperança de ver uma Guará ,mais sábia.
É bacana sitar o esforço que esse pessoal fazia para estar ali,pois a transporte tem horário para sair,e para estar ali elas madrugavam e pegavam barquinhos que pareciam mais canoas,e olha que pela manha era muito frio,isso nos faz pensar no que realmente é dificuldade.
E será que nós que estamos nas grandes cidades não temos mais para agradecer do que reclamar? muitas vezes mesmo um curso sendo gratuito,não vemos uma sala tão cheia aqui, quanto ali.
A descobri também,que a um grupo de mulheres em uma das ilhotas que estavam por ali que fazem uma reunião que se chama junta panela,onde elas se encontram e cada uma leva um prato,e ali elas trocam receitas batem papo,e essa reunião levou um nome super criativo JUNTA PANELA!!essas meninas são ou não são criativas?
Acho que eu e a Tia Vilma deveriamos abrir um restaurante com esse nome  o que acham?
Ensinamos e aprendemos muito,até mesmo com os acidentes de percurso pudemos tirar experiencias que nos transformaram em profissionais ainda melhores.
Poderia passar horas,aqui escrevendo sobre Guará e nossa semana maravilhosa por ali mas é impossivel descrever tantas coisas bacanas que vivenciei.
Falei,falei,e falei...e ainda não havia mencionado nosso grupo: Dr:Eny,(Pediatra),Hellen,Thais(nutri),Vilma (culinarista)e eu é claro!
Cinco mulheres,bonitas,inteligentes,espiritualistas unidas em prol de um único objetivo levar saúde,e felicidade através das Oficinas e das Palestras.
Mulheres diferentes e parecidas em muitos aspectos,aprendendo e ensinando juntas;Dr:Eny como já sitei é a propria felicidade,já que seu bom humor estava sempre presente,Hellen uma apaixonada por aquela ilha e obstinada na missão de fazer Guará acontecer tenho orgulho de ter conhecido vc,Thais uma jovem cheia de bom senso e carinho para com tudo que faz,agora a Tia Vilma pura emoção cheia de boa vontade,sua maturidade e experiência,só nos acrescentou e nossa parceria foi 10 aprendi mais ainda te querer bem!!

Não podia deixar de colocar aqui,figuras super bacanas como o musico e ator Fábio Brendoline  que ajudou a deixar a vida da criançada ainda mais feliz em Guará.


VALEU GUARÁ!! ATÉ BREVE!!AMEI VOCÊ!!

3 comentários:

  1. Que bonito, Ju!

    Parabéns por seu nobre trabalho.

    bjus : )

    ResponderExcluir
  2. Obrigado,acredito que esse é o caminho para fazermos um mundo melhor,dar aquilo que fazemos de melhor em beneficio do próximo!

    Beijos a você também que faz parte da tribo que faz o bem!!

    ResponderExcluir
  3. Vamos juntas ao projeto Junta Panela.....

    ResponderExcluir