domingo, 21 de agosto de 2011

Sabedoria na cozinha

Maturidade nos traz uma bagagem imensa,para aqueles que tem afinidade com a cozinha,então nem se fala.
Ontem fui a uma cliente nova,qual tem uma mãe já idosa,que por alguns motivos já não pode mais passar tanto tempo,na cozinha então lá fui desenvolver um cardápio de congelados.
Mas teria que fazer tudo de uma forma,que ela não se sentisse invadida afinal...eu estava entrado em um território que durante uma vida havia sido apenas dela.
Que responsabilidade,acho que ela estava um pouco receosa e eu também,mas fui decidida a estar atenta a sua sabedoria e mostrar a ela que poderiamos trocar experiências ela com sua maturidade e eu com minhas novidades.Nossa que que dia delicioso,cheio de trocas me senti perto da minha nona novamente,pois esta senhora é uma linda mistura de Mineiro e Italianos duas raças que por natureza adora refeições fartas onde estar com a familia implica em uma boa desculpa para comilança.
Aprendi vários truques,e ensinei também assim ouvi historias lindas das outras gerações e por várias vezes tive o prazer de ouvi-la dizer você faz isso ou aquilo como a minha mãe me ensinou,e ai você saca como é bacana mesmo o lance do confort food.
Ela me ensinou a ter sempre uma medida perfeita para panquecas estas que fiz questão de fazer com as receitas dela,a medida foi uma xicara de café,menos um dedo assim todas sairão iguaizinhas e bem fininhas como a bela e doce Ana gosta.
Eu por minha vez ensinei,que iogurte na massa do bolo ou pão deixa mais macio e leve entre outras e outras infomações que trocamos,imagine só se na cozinha encontramos tanta sabedoria como ter paciência para deixar o molho de tomates apurar sem pressa,ou cortar a couve bem fininha, então quanto não podemos  aprender,com suas histórias de uma vida afora?
Hoje em dia a vida é uma correria só mas...quem sabe se dermos uma paradinha para aprender com a sabedoria dos mais maduros,ainda que seja na cozinha para perpetuar quem sabe aquela deliciosa receita de bolinhos de chuva ou aquele bolo de fubá que você jura nunca ter comido outro igual,seja ele da sua mãe ou da sua avó,guarde no baú da sua memória mas coloque em prática para aqueles que você ama um dia guardarem no baú deles o sabor do seu amor!
Obrigado,Ana por abrir um pouquinho o seu baú comigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário