domingo, 19 de agosto de 2012

Onde está a alma da sua casa ?

Fiz uma descoberta,que talvez vocês também se identifiquem, sempre achei que uma casa sem livros é uma casa sem alma,mas...acredito que a alma da minha casa se encontra na cozinha.
Sou culinarista,e desde de muito criança sempre achei que a cozinha era a parte mais divertida da casa,ver os adultos cozinhando,sempre foi um atrativo e depois todo mundo acaba indo para cozinha,tomar um cafezinho,fazer uma fofoca,contar um segredinho,e como ninguém é de ferro namorar também pois inspiração por ali não falta.
Descobri isso de uma maneira assim não tão agradável,pois em abril deste ano fiquei sem cozinha e sem meu  companheiro,aquele que acompanhou em vários momentos,alegres,tristes o meu querido e amado fogão!
É ele mesmo aquele que nos ajuda a matar a fome,passado o susto de ver meu teto desabar e olhar para mim mesma e ver o estado em que o fogão ficou e que poderia  ter sido eu ao invés dele dá uma grande alivio.Mas...os dias passaram,semanas,meses e a saudade começou a apertar junto com o desconforto de ter que se virar com um grill ou ter que se contentar com frutas e lanches.
Talvez por este eletrodoméstico também fazer parte da minha profissão,eu tenha sentido mais falta ainda dele,imaginem só se não fosse trágico seria cômico, uma culinarista que não tem fogão!
Quando eu chegava em casa nesse período eu tinha a sensação de que não estava na minha casa,muitas vezes tive vontade de voltar para traz,entrar de novo para ver se a sensação mudava,mas nunca o fiz.
Realmente cozinhar,faz parte da minha alma várias vezes pensei,daria tudo para ter minha cozinha de volta as vezes nós mulheres,chegamos em casa tão cansadas que nem queremos passar perto do fogão,eu devido a minha profissão nunca consegui ficar longe dele.
É realmente cozinhar é um ato de amor,aonde você pode expressar os seus melhores sentimentos e não poder fazer isso era como,se algo em mim já não mais funcionasse direito,uma bateria ficando fraca.
E analisando tudo isso ,tive certeza minha casa estava sem alma.
 Este mês tive a grata surpresa de ganhar um fogão bonito e moderno,é... alguém iluminado devolveu a minha casa uma parte bem grande de sua alma,digo uma parte porque ainda estou com uma cozinha que tem apenas um pedaço de teto.
Mas,vocês não podem imaginar a alegria e a sensação de renascimento quando meu fogão chegou a vontade era de abrir uma champanhe para comemorar,a chegada do meu novo companheiro.
Este tipo de acontecimento,nos faz observar e agradecer mais aquilo que temos e que muitas vezes não damos a verdadeira importância.
Percebi que todos nós,em algum momento da vida temos  sensação de ter ganhado na loteria,quando ganhei esse fogão,me senti assim ganhando na loteria.
Só posso agradecer e oferecer aquilo que faço de melhor que é cozinhar,a quem sempre esta por perto cuidando,e zelando por nós MUITO OBRIGADO,meu irmão!

APÓS JÁ TER FEITO CONTATOS IMEDIATOS COM MEU FOGÃO,ACHEI POR BEM MOSTRAR A VOCÊS A HISTÓRIA DO FOGÃO.


Os fogões são mais antigos do que se imagina. Suas primeiras formas surgiram na Idade Antiga, quando o homem deixou de ser nômade e passou a controlar o fogo. Os fogões primitivos nada mais eram do que buracos no chão, nos quais se colocava fogo e as panelas por cima das chamas, por meio do uso de pedras.
Um pouco depois dessa época, o homem começou a fazer e a utilizar fogões de barro e metal, que até hoje podem ser encontrados em chácaras e algumas casas do interior do Brasil. É o chamado “fogão caipira” ou “fogão à lenha”.
Com os avanços da Revolução Industrial, passou-se a explorar novas formas de geração de energia, como o carvão, o petróleo, entre outras. A partir daí, foram desenvolvidos fogões bem mais modernos e parecidos com os que vemos hoje em dia.
Com a descoberta do poder energético do petróleo e suas derivações, foi criado o primeiro fogão capaz de funcionar a partir de umcombustível não natural (nafta, um componente do petróleo). Mais tarde, tal combustível foi substituído pelo gás. Hoje em dia, a maioria dos fogões possui sistemas elétricos embutidos.




Um comentário:

  1. Juju lindo seu depoimento!!
    Eu acredito muito que a alma do nosso lar está onde está nosso coração, o meu como o seu também mora na cozinha!!

    Bjos linda!

    ResponderExcluir