terça-feira, 15 de maio de 2012

Sopa de ervilha

Tem como ficar sem uma sopinha deliciosa e quentinha? Como prometi vamos deitar e rolar com varias sopinhas escolhi uma de ervilha que é tudo de bom.
Sem contar que é um alimento de baixo custo e nutritiva e com imaginação podemos criar os mais diferentes tipos de sopas e caldos,e sempre prestando atenção a safra p/ aproveitar os preços e além do que se não forem organicas estarão com um pouco menos agrotóxicos.



Utilizadas na famosa experiência de Mendel, na qual foram descobertas as leis da herança biológica, a ervilha é uma leguminosa de origem europeia, tendo sido bastante difundida, também, em algumas regiões da Ásia. As ervilhas são retiradas das vagens da espécie Pisum sativum, constituindo um ótimo alimento.
Em relação aos grãos, existem dois tipos. O grão liso, embora seja mais resistente e de fácil amadurecimento, é pequeno e pouco apreciado em relação ao grão rugoso, que possui um tamanho maior e um sabor mais doce.
A ervilha oferece muitos benefícios à saúde, variando conforme a espécie do grão. De uma forma geral, podemos afirmar que os grãos possuem sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre, elementos que são constituintes estruturais dos tecidos corpóreos e reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos. A leguminosa também possui vitaminas A, importante para a visão e para a formação de ossos; vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante no metabolismo energético; e vitamina C, importante nos processos de cicatrização.


O período de safra da ervilha vai de junho a agosto. A leguminosa é utilizada na preparação de pratos, como sopas, saladas, carnes, tortas, etc. Em algumas regiões do mundo, os grãos são consumidos juntamente com as vagens.


Sopa ervilha

*500gr de ervilha seca
*1 cenoura em fatias grossas
*1 mandioquinha fatias grossas 
*1 litro e 1/2 de caldo de legumes
*1 folha de louro
*1 galho de tomilho
*1 galho de manjericão
*azeite
*250gr de peito de peru ou presunto
Modo preparo
Leve a uma panela de pressão,os seguintes ingredientes :ervilha,cenoura,mandioquinha,o caldo e as ervas,deixe pegar pressao e diminua o fogo p/ o minimo por +ou- 20 minutos.
Desligue o fogo,e acrescente o peito de peru ou presunto e regue com azeite .E esta pronto para servir.













*

Nenhum comentário:

Postar um comentário