Domingão,as casas recendem o cheiro de comidinha gostosa,pois todo mundo esta em casa,e quer mesmo é aproveitar, geralmente uma bela massa e com direito a sobremesa.
Abusamos e até ficamos enjoados,e depois o que queremos é voltar para nossa refeição do dia a dia onde quem impera é o bom e velho arroz com feijão.
Mas na hora do acompanhamento,já começa a dúvida o que fazer de mistura? e quando chegamos em casa depois de um dia de trabalho o que queremos mesmo é comer algo rápido p/ descansar.
Estive pensando que o que a de mais rápido em uma cozinha para se fazer é o ovo ele....ele sim continua sendo o campeão,da comida express,a agora o pobre filho da galinha,deixou de ser injustiçado e sabemos que ele faz é um baita bem a saúde.
Mas a maneira de fazer é quem vai dizer realmente se faz bem ou não e quem aguenta comer sempre do mesmo jeito,ovos fritos...ninguém merece né?Então que tal uma omelete?e sem contar que da para brincar e muito fazendo omelete,já que é versátil e aceita várias combinações,podemos fazer uma rapa na geladeira e mandar ver.
Ontem conversava com uma querida amiga(Cidoca),e ela me lembrou também de uma variação de omelete que dificilmente as crianças não gostam,omelete com batatas que fica mais é para tortilha,lembro-me que na minha infância essa era uma das nossas omeletes preferidas.
E de tanto falar em omelete fui pesquisar mais sobre ele,
Geralmente todos acham que a OMELETE nasceu na França,já que é raro não encontrar um restaurante Francês que não ofereça pelo menos um tipo de omelete no cardápio.
Mas na realidade ela nasceu muito antes da receita francesa,segundo Silvio Lancelloti ,O livro da cozinha clássica(L&MP),trata-se de uma preparação do tempo dos romanos- foi citada por Marcus Gavius Apicius,gastrônomo do século 1d.C.,em seu livro De re coquinaria .Para origem da palavra omelete,há várias hipóteses.A versão inglesa,se não a mais acurada,é provavelmente a mais divertida:o termo teria sido inventado pelo inglês Oswald Melllet,cozinheiro por vocação que se formou médico por imposição dos pais.
"Em vez de um consultório,ele abriu um restaurante com uma série de pratos á base de ovos.E,para contentar os genitores,á porta instalou uma plaqueta em que se lia ,em letras bem floreadas : dr.O.Mellet.conta Lancelloti.A várias maneiras de se preparar uma omelete mas o truque que realmente deixa ele leve e cremoso é colocar uma colherinha de creme de leite preferencialmente fresco mas,na falta pode usar o de caixinha.A omelete pode ser mal passada,bem branquinha,fritas somente na manteiga que é o segredo para ficar douradinha,espero que vocês criem maravilhosas omeletes sem nenhum medo de ousar.
Deixo aqui uma das minhas receitinhas de omelete preferidas.
OMELETE CREMOSA DE ALHO PORÓ
*3 ovos;
*1 colher(sobremesa)de creme de leite fresco;
*1/2 colher de( café) de sal marinho;
*pimenta branca á gosto;
*cebolinha e salsinha picada;
*1 colher de (sopa)alho poró fatiado bem fininho;
*2 colheres de( sopa) de parmesão ralado;
*4 fatias de peito de peru picadas grosseiramente
* 1 colher de (sopa) de manteiga;
Modo de preparo:
Bata os ovos com um garfo,juntamente com o sal,a pimenta e o creme de leite,depois de batidos coloque os ingredientes restantes.
Derreta a manteiga em uma frigideira antiaderente pequena.Quando a manteiga espumar,é hora de despejar a mistura de ovos segurando um garfo com os dentes paralelos a frigideira com a outra mão.
Incline a frigideira,ao mesmo tempo em que levanta as bordas da omelete,para dobra-la.
Coloque-a no prato,virando a frigideira sobre ele.
DICA
Para fazer uma omelete de ervas,acrescente 2 colheres(chá) de folhas frescas a gosto(estragão,cerefólio,manjericão...)á mistura de ovos.Se preferir o de cogumelos,troque por duas colheres de(sopa) das variedades que preferir,previamente refogadas.Ou ainda palmito picado e refogado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário